Vamos conhecer + 2 grandes nomes super confirmados

Vamos lá...
CONAOVI - pequeno
Manu Cavalaro

Manu Cavalaro:
“… Mas que grata surpresa, a Manuella! Sua afinação é fluida, natural. Suas divisões, facilitadas por uma respiração que demonstra estudo, são originais e adequadas ao que sugere o gênero das canções que interpreta. Sua técnica é elogiável…”
(Aquiles Reis, MPB4 Brazilian Voice, maio de 2010).


Intérprete escolhida por Cristina Saraiva no álbum Terra Brasileira (2009), Manu Cavalaro esteve no ranking dos 12 discos mais vendidos no Brasil pela distribuidora Tratore no ano de 2010.


Natural de Catanduva no interior de São Paulo e filha de pais músicos, Manu Cavalaro, aos oito anos de idade, conciliava suas primeiras gravações de jingles comerciais e os estudos de piano erudito, piano popular e o canto. Com onze anos, acompanhada pelos pais, já apresentava-se como cantora em bailes e eventos. Aos dezoito anos ingressou no maior conservatório de música da América Latina, o Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí- SP, inicialmente estudando piano popular e mais tarde foi primeira colocada no curso de canto MPB/JAZZ, onde permaneceu durante quatro anos.


Atuou com nomes importantes do cenário musical brasileiro como: Paulo Braga, Filó Machado, Itiberê Zwarg e Renato Braz.
Participou dos discos “São Benedito” do Grupo Mente Clara (2011), “Jóia Crioula” de Marcos Alma (ainda não lançado), “Pescador de sonhos” de Miro
Bastos (2017), “Carvão” de Rodrigo Digão Braz (2015), o “Rio e a Lua” (2014) do compositor paulistano Tiê Alves, “Como um sopro” (2019) do guitarrista Fábio Leal tendo uma de suas composições regravada pelo artista neste CD, entre outros.
Cursou Licenciatura em Educação Musical na Universidade Federal de São Carlos, o que possibilitou sua atuação como educadora musical de bebês e crianças em escolas da rede particular de ensino no período de 2011 a 2017.



Em 2016, lançou seu primeiro trabalho autoral: o CD intitulado "Cantora Não" - que foi finalizado através de uma campanha de crowdfunding pela plataforma catarse e contou com mais de 200 apoiadores. Com participação especial de Itiberê Zwarg (contrabaixista de Hermeto Pascoal), o CD recebeu menção honrosa de Ed. Félix no site Embrulhador- no ano de 2017.



Ainda em 2017, despontou na internet através de seu canal no Youtube - com dicas musicais para cantores e admiradores da arte do canto. Hoje o canal conta com mais de 250 mil inscritos. Atualmente dedica-se aos seus cursos de canto online, às oficinas de canto pelo Brasil, e à divulgação de seu trabalho autoral como cantora, compositora e pianista.

Natália Fonseca

Professora de canto - lírico e popular - há mais de 20 anos, alia ao canto os conhecimentos em Fonoaudiologia e Yoga para trabalhar a voz de forma integrada ao corpo e à mente. Possui graduação em Música (Bacharelado em Canto) pela UEMG - 2003. É Mestre em Fonoaudiologia - PUC-SP - na área de voz.

Iniciou seus estudos básicos no Curso de Formação Musical da UFMG. Integrou por dois anos o Grupo Experimental de Ópera Geraldo Chagas, da Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a direção da Profª Marilene Gangana. Estudou Interpretação Cênica para o Canto com o bailarino, ator, cantor e diretor: Luiz Gomide. Sob a direção de Francisco Mayrink, interpretou Amore (Orfeu-Gluck), Musetta (La Bohème- Puccini) e, por último, Suor Genovieffa (Suor Angelica-Puccini).Como recitalista tem se apresentado em diversos teatros brasileiros. De 2005 a 2007 atuou como professora de Canto Lírico do Curso de Extensão Musical da Universidade Federal de Minas Gerais (CEM/UFMG), ministrando aulas individuais e em grupo. Lecionou Técnica Vocal e Expressão Corporal para o Curso de Percepção e Canto Coral do CEM/UFMG em 2005 e 2006. Em 2007 ministrou as disciplinas de Metodologia do Canto, Metodologia Aplicada ao Canto e Técnica Vocal e Dicção Lírica no Curso de Licenciatura em Canto da Universidade do Estado de Minas Gerais.


Em 2001 foi aprovada em primeiro lugar no Concurso Público para integrar o quadro da Fundação Clóvis Salgado, como membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais, onde atuou por 12 anos em diversas produções eruditas. Possui formação em Hatha Yoga na Escola de Yoga Ponto de Equilíbrio, com a professora Maria José Marinho. Recebeu orientação de professores como José Carlos Leal, Luciana Monteiro, Mônica de Pádua, Neyde Thomas, Marília Vargas e Eduardo Janho-Abumrad. Recentemente participou de Masterclasses com os professores Rachel Inselman e Marcus McConico, da Universidade de Minnesota. Participa anualmente de masterclass com a soprano Laura de Souza. Atualmente, tem sido orientada pela soprano Eliseth Gomes.
Metodologia : Aprimoramento da voz cantada por meio da técnica do canto lírico, exercícios fonoaudiológicos e exercícios corporais.

CONAOVI-2019

© 2019 - Paz Desenvolvimento Musical/Brasil - todos os direitos reservados.
CONAOVI é um congresso desenvolvido pela Paz Desenvolvimento Musical e seus parceiros. Tecnologia da Bytes Comunicação e Ti.